top of page
  • Foto do escritorPsi Kleber Pereira •●• de Souza

O Mês da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é comemorado anualmente no dia 8 de março, como forma de celebrar e simbolizar as lutas e conquistas das mulheres ao longo dos anos.

Com ele se estendeu um MÊS de reverência a elas que são a parte mais relevante da "razão da existência" de TODOS nós.

Um Dia, Um Mês... Mas por Elas a nossa reverência é pra VIDA.

O Dia e o Mês da Mulher, são uma oportunidade para prestarmos homenagem, reverência e agradecer às mulheres sempre extraordinárias, que estão ao nosso lado na fila do supermercado, que amamentam seu filho no intervalo do trabalho, que sancionam leis, que varrem quintais, que pilotam trens e aviões, que preparam refeições com receitas ancestrais, que contam histórias, oferecem colo e aconchego, e que estão em todas as parte e em todas as vidas.


A mulher moderna é, entre tantas coisas, uma potência de multitarefas, que ainda precisa lutar diariamente pela igualdade e por melhores condições de vida e trabalho. Cansadas da discriminação de gênero e de diferenças injustificáveis, elas têm caminhado - e lutado - no sentido de tornarem mais justa esta trajetória, com mais respeito, reconhecimento e preservação de direitos. Mesmo que muito já tenha sido feito nas últimas décadas, resta ainda muito por fazer...


No Dia da Mulher é importante também refletir sobre a saúde mental e emocional dessas tantas mulheres que, diante das dificuldades da vida, enfrentam algum tipo de adoecimento emocional ou mental, como ansiedade ou depressão. É preciso oferecer a elas respeito, atenção e cuidado - em vez de rótulos ou estigmas.


A Psicologia oferece esta escuta e este espaço, para que a mulher possa olhar para a própria vida e posicionar-se melhor diante dela, de quem ela é, no que acredita, no que ela quer e merece - respeitando o que faz dela uma mulher única no mundo.


O Dia da Mulher é um momento perfeito para lembrarmos que ser sensível não é ser fraca; saber acolher não é ser condescendente; ter um minuto a mais para ouvir alguém não é perder tempo; levantar-se para ver o filho ainda está com febre não é excesso de preocupação.


É um dia para lembrarmos que muito do que somos se deve ao cuidado e à presença dessas mulheres em nossas vidas e em nosso coração. Feliz Dia da Mulher!


Este mês acabou, mas o Valor da Mulher festejado aqui é pra VIDA inteira.


Um Salve ao Mês da Mulher!

março2021


@psikleberpereira


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page