top of page
  • Foto do escritorPsi Kleber Pereira •●• de Souza

Psicoterapia Fenomenológica-Existencial

Atualizado: 26 de dez. de 2022

☆☆☆☆☆

O existencialismo se concentra em conceitos universalmente aplicáveis à existência humana, incluindo morte, liberdade, responsabilidade e significado da vida. Ao invés de considerar as experiências humanas como ansiedade e depressão como presença de uma doença mental, a psicoterapia existencial vê essas experiências como estágios naturais em um processo normal de desenvolvimento e amadurecimento do ser humano.


Para o existencialismo, o ser humano é primeiro “existência”, para depois ser “essência”. Significa que não existe uma natureza que determine o que o indivíduo será. Ou seja, sua essência só é formada após existir. Ela é formada através de suas vivências e experiências, da sua liberdade e responsabilidade de fazer escolhas.


A psicologia existencial combina grandes questões da filosofia com os princípios da psicologia. Nessa abordagem são estudadas como questões filosóficas afetam a psique e o comportamento dos indivíduos.

 

☆ Angústia e Existencialismo

Para o existencialismo, a angústia é relacionada às escolhas que o indivíduo faz não somente para si, mas também para a humanidade.


A psicoterapia baseada no existencialismo tem como pressuposto que o ser humano é livre para fazer escolhas. Logo, elas determinam quem ele se torna perante o mundo e perante a si mesmo.


Trata-se da responsabilidade que envolve o ato de fazer escolhas. Ou seja, o ser humano vive em uma angústia existencial.


☆ Conflitos trabalhados na psicoterapia existencial

===

A terapia existencial baseia-se na crença de que os indivíduos experimentam conflitos intrapsíquicos devido a interações com fatos da vida humana, conhecidos como dados existenciais.

São reconhecidos pelos menos quatros dados existenciais primários:


• Liberdade e responsabilidade associada

• Morte

• Solidão

• Sentido da vida


Sentiu-se deslocado, envolvido em conflitos que remetam à uma intensa e disfubcional angústia existencial... Busque auxílio profissional!

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page