● Os benefícios do CAFÉ, para a saúde, são objeto de pesquisa com conclusões interessante.
Um artigo de revisão publicado no periódico New England Journal of Medicine resume evidências sobre os diversos efeitos fisiológicos da cafeína e do café para o organismo.
1. O café pode ajudar no emagrecimento: Alguns componentes do café, principalmente a cafeína, a teobromina, o ácido clorogênico e a teofilina ativam o sistema nervoso autônomo, o que provoca aumento na produção de adrenalina pelas glândulas suprarrenais. A adrenalina, por sua vez, aumenta a quebra de células de gordura e libera o que os ácidos graxos livres, que é a gordura estocada. O corpo utiliza então esses ácidos graxos livres como fonte de energia.
2. Melhora o desempenho físico: O café aumenta a performance na realização de exercícios físicos, segundo estudo publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism. Pesquisas realizadas com a participação de atletas mostraram que a ingestão de 3 miligramas de cafeína (por quilo de peso) uma hora antes de uma atividade ajuda bastante na performance.
3. Alívio do estresse: O estresse crônico aumenta a produção de cortisol e altera circuitos de uma região do cérebro chamada hipocampo. Com isso, há uma piora no humor e na memória e um aumento da suscetibilidade à depressão. Com a cafeína e o ácido clorogênico do café, o humor melhora, além de trazer benefícios para a memória e o raciocínio.
● Por Que O Café Pode Fazer Bem Ao Cérebro?
Os cientistas provaram que beber certos tipos de café pode ser benéfico para a saúde do cérebro. E como esta bebida popular melhoraria a função cognitiva? Novos estudos identificaram alguns dos mecanismos por meio dos quais o café poderia manter o declínio mental sob controle.
Beber café pode trazer benefícios , bem como pode trazer riscos para a saúde de uma pessoa...
Contudo, alguns estudos concluem que os benefícios para a saúde do consumo moderado de café podem superar os riscos potenciais. Um desses potenciais benefícios é que o café parece proteger o cérebro contra deficiências cognitivas e aumentar as habilidades de raciocínio.
A chave para os benefícios do café no cérebro parece não estar no teor de cafeína, mas na existência de compostos liberados no processo de torrefação dos grãos. O café torrado escuro com cafeína e descafeinado tinham potências idênticas nos experimentos iniciais. Os pesquisadores estudaram especialmente compostos chamados fenilindanos, que se formam durante o processo de torrefação de grãos e emprestam ao café o seu sabor amargo.
São os fenilindanos que parecem inibir a concentração de tau e beta-amilóide. Estas são proteínas tóxicas e seu acúmulo excessivo no cérebro é um fator-chave nas condições neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Parece que um tempo de torrefação mais longo faz com que os grãos produzam mais fenilindanos.
Os próximos passos devem ser quantificar os efeitos destes compostos e verificar se eles podem ser suplementados para a população geral.
====
Fonte:
@psikleberpereira
Comments